*POR José Vítor Camilo

Um homem de 45 anos foi preso na tarde desse sábado (4) suspeito de saquear a carga de eletrodomésticos do caminhão que se envolveu em um acidente com um ônibus que transportava a delegação juvenil sub-15 do Bahia Esporte Clube, na BR-251, em Santa Cruz de Salinas, no Norte de Minas Gerais. Duas pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas no grave acidente.
A Polícia Militar (PM) recebeu uma denúncia de que, instantes após a batida, algumas pessoas se aproveitaram para furtar parte da carga, transitando por estradas que dão acesso ao povoado de Tancredo Neves, mais conhecido como Cariri, carregando os materiais.
Além da denúncia, os policiais também receberam um vídeo que circula nas redes sociais, feito por um motorista que passava pelo lugar instantes após a batida, e que mostra pelo menos sete pessoas carregando diversas caixas de eletrodoméstico da carga. Segundo a corporação, os agentes conseguiram identificar o homem e o seu veículo, que aparece parado às margens da rodovia nas imagens.
Diante da informação, militares prepararam uma operação na zona rural das cidades de Cachoeira do Pajeú e Águas Vermelhas, tendo localizado um suspeito que tinha no quintal de seu sítio dois tanquinhos de lavar roupa. A cerca de 30 metros da cerca lateral da residência, outro tanquinho ainda foi localizado.
No local, a esposa do suspeito que estava na rua contou que o seu companheiro sabia que era errado furtar, mas que o fez mesmo assim. Instantes depois, o homem chegou ao local e foi abordado, confessando que foi avisado do acidente pela manhã e que se deslocou para o local com sua pick-up, uma Fiat Strada preta, para ver de qual carga de se tratava.
O suspeito relatou ainda que quando chegou, outras pessoas já estavam saqueando a carga e que, enquanto eles praticavam a ação, os passageiros feridos estavam saindo do ônibus. Ele foi preso em flagrante pelo furto e levado para a delegacia de Pedra Azul, também no Norte de Minas, que investigará o crime. O carro usado na ação não pode ser apreendido por falta de meios para rebocá-lo.
Ainda de acordo com a PM, o homem já foi preso em dezembro de 2017, no mesmo sítio, por receptação. Na época, quando os militares chegaram ao local, haviam dois caminhões, sendo um deles roubado, com várias pessoas transbordando a carga avaliada em R$ 1 milhão para o outro veículo.
O acidente
Por volta das 6h do sábado, o ônibus que transportava a delegação juvenil do Bahia colidiu com uma carreta no km 236 da BR 251. Os motoristas dos dois veículos faleceram na hora. Foram 24 vítimas de ferimentos no total, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar.
O time de futebol estava se dirigindo para o torneio Copa Nike 2019, em São Paulo. Já o caminhão tinha carregamento de eletrodomésticos. A pista ficou totalmente fechada em ambos os sentidos para o socorro às vítimas. Guinchos foram usados para apoiar os veículos e garantir a estabilidade dos mesmos.
Pelo Twitter, o Bahia manifestou que os jovens atletas estão bem e já foram encaminhados para atendimento médico. O coordenador da divisão de base, Marcelo Vilhena, desloca-se para o local do ocorrido neste momento. O condutor do ônibus, que veio a óbito, era funcionário da MS Turismo, empresa da qual o automóvel foi fretado.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o helicóptero Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atuaram na ocorrência ao lado dos bombeiros. A aeronave foi utilizada no transporte de um paciente com suspeita de traumatismo na medula espinhal, que pode trazer prejuízos locomotores e na sensibilidade de forma temporária ou permanente.
As vítimas foram levadas para os hospitais de Santa Cruz de Salinas e da cidade vizinha de Taiobas. Ainda não há informações sobre a causa do acidente. Perícia e carro fúnebre foram acionados para a retirada dos corpos.


Fonte:Jornal Hoje Em Dia

Comentários no Facebook